Sinistros

sinistro_2_N8341452No mercado de seguros, sinistro é o termo utilizado para definir em qualquer ramo ou carteira de seguro, o acontecimento do evento previsto e coberto no contrato. Qualquer evento em que o bem ou pessoa segurado sofre um acidente ou prejuízo físico e/ou material previamente definidos no ato da contratação do seguro. Representa a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora.

Nos caso mais comum, do seguro de veículos, o sinistro pode ser Parcial ou Integral. Parcial quando o veículo sofre algum tipo de colisão, alagamento ou incêndio, que podem sofrer reparos quando não atingem 75% do valor do carro, passando disto é considerado Sinistro Integral (perda total), que também ocorre quando o carro é roubado ou furtado.

 

O processo de avaliação do sinistro inclui:

  • Apuração de danos, onde se procura levantar causa, natureza e extensão das avarias, podendo ser feito mediante a vistoria, registros policiais e outros;

  • Regulação, onde se analisa se o evento está coberto ou não e definir quem será o beneficiário e qual o valor da indenização;

  • Liquidação, onde se realiza o pagamento da indenização ou encerrar o processo sem indenização, sendo mediante a comprovar algum equivoco, fundamentar a negativa, negociar eventuais salvados e tentar ressarcimento contra o causador do evento.

Principais Dicas e Procedimentos em casos de Sinistros:

Automóvel:

  • Colisão, incêndio ou enchente;

  • Sinalize imediatamente o local do acidente;

  • Avise as autoridades competentes:

Telefone 190 – Policia Militar

Telefone 147 – Policia Civil

Telefone 193 – Bombeiros


registro-ocorrenciaAcidentes de trânsito são classificados com vítimas (lesão ou morte) ou sem vítimas, que resulte apenas em dano material. Somente esta hipótese poderá ser registrada na DOL-RS. Para fazer o registro online (RS) clique AQUI

Para as demais, faça o boletim de ocorrência (B.O.) dirijindo-se à Delegacia de Polícia mais próxima.

Lembre-se: em caso de acidente em que hajam vítimas com lesão corporal não remova o veículo do local sem antes chamar as autoridades competentes (Policia, Bombeiros, Ambulância) e fazer o boletim de ocorrência.

Entre em contato imediatamente com a Seguradora (através do 0800 do seu cartão) e solicite a abertura do processo de sinistro ou ainda avise o corretor da PRATTI Corretora de Seguros. Caso haja necessidade, solicite o guincho através da Central 24 Horas de Atendimento.

Na comunicação faça o agendamento da vistoria na oficina em que serão feitos os reparos do veículo.

Você deverá fornecer a cópia dos documentos:

  • Cópia do Boletim de Ocorrência da Policia Militar
No caso de acidente com vítima:
  • Cópia do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil;
  • Cópia do D.U.T por CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos);
  • Cópia do C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do RG.
Para veículos com restrição financeira (financiamento, consórcio ou leasing):
  • Cópia da última parcela paga para a financeira.
  • Nesta etapa documentos complementares poderão ser solicitados para conclusão da análise.
Roubo/Furto com Indenização Integral:
  • Solicite junto aos órgãos competentes o registro da ocorrência policial:

Telefone 190 – Policia Militar
Telefone 147 – Policia Civil

  • Faça imediatamente o Boletim de Ocorrência Policial em uma delegacia próxima;

  • Avise imediatamente a sua Seguradora e o corretor da PRATTI Corretora de Seguros;

  • Posteriormente, se possível no mesmo dia, encaminhe a ocorrência policial e o Aviso de Sinistro (caso não tenha sido comunicado a Seguradora) a PRATTI Corretora de Seguros.

O cliente deverá fornecer a cópia dos documentos:

  • Cópia do Boletim de Ocorrência da Policia Civil (furto ou roubo);

  • Cópia do D.U.T. (Documento Único de Transferência) – Frente e verso;

  • Cópia do C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação);

  • Cópia do comprovante de residência;

  • Cópia do CPF;

  • Cópia do RG;

Para veículos com restrição financeira (financiamento, consórcio ou leasing):

  • Cópia da última parcela paga para a financeira.

  • Outros documentos serão solicitados para a conclusão da análise ou a liberação do pagamento.

  • Nestes casos, consulte a área de documentos e formulários para auxílio no preenchimento de outros documentos solicitados na análise, por exemplo D.U.T. (documento único de transferência).

Terceiros

Procedimentos para abertura e acompanhamento do processo de sinistro de perda parcial em que o responsável pelo acidente foi você.

  • Comunique a Seguradora imediatamente. Informe o nome completo do segurado, o modelo e placa do veículo;

  • Na comunicação faça o agendamento da vistoria na oficina em que serão feitos o reparo do veículo;

  • Para a liberação do atendimento é necessário que o segurado assuma a responsabilidade pelo acidente e tenha a sua culpa identificada;

  • Documentos serão solicitados para a conclusão da análise;

  • Nestes casos, consulte a área de documentos e formulários para auxílio no preenchimento de outros documentos solicitados na análise;

  • A vistoria de sinistro é realizada para elaboração do orçamento e constatação dos danos;

  • O prazo para conclusão dos reparos é informado pela oficina.

Vida e Acidentes Pessoais

  • Morte

     Ocorrendo o sinistro (morte do segurado), entre em contato com a PRATTI Corretora de Seguros. Você será informado do procedimento a ser tomado e de todos os formulários e documentos necessários.

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial (por acidente ou doença)

    Considera-se invalidez a perda ou redução da funcionalidade de um membro ou órgão. Essa perda ou redução é indenizada pelo seguro quando contratado e resulta de um acidente e é permanente, ou seja, quando a recuperação ou reabilitação da área afetada é dada como inviável, ao fim do tratamento médico (alta definitiva).
    Em caso de ocorrência deste tipo de sinistro (invalidez do segurado), entre em contato com a PRATTI Corretora de Seguros que iremos orientá-lo(a) com a documentação necessária para encaminhar o pedido de indenização.

Patrimonial

  • Residencial

    Entre imediatamente em contato com a PRATTI Corretora de Seguros, através da Central de Atendimento 24hs e informe os seguintes dados:
    – Data e hora do evento;
    – Descrição do acidente e valor estimado do prejuízo;
    Números de contato.
    Siga as orientações informadas e aguarde contato do vistoriador;
    Preserve todos os bens atingidos pelo sinistro e passíveis de reaproveitamento, pois após indenizados, passam automaticamente à propriedade da Seguradora;
    Conserve no local todas as provas da ocorrência do sinistro, bem como da existência e quantidade dos bens reclamados;
    Caso seja necessário, registre a ocorrência do sinistro junto às autoridades competentes;
    Em caso de reparos de emergência, limpeza ou vigilância do imóvel, você deve entrar em contato com os serviços da Assistência Residencial, se contratado na sua apólice. Basta ligar para a Central de Atendimento 24hs da sua Seguradora.

 

Eventos de Rodeio

  • Rodeios

    Enviar email para sinistros@pratticorretora.com.br  com as seguintes informações:

    Nome do segurado acidentado;

    Data e hora do acidente;

    Local do Evento;

    Nome do Evento;

    Relato detalhando o histórico e as circunstâncias do acidente;

    Lesões sofridas;

    Entidade hospitalar onde deu a entrada o segurado acidentado (se o mesmo necessitou deste tipo de atendimento);

    Diagnóstico médico com detalhamento do grau das lesões;

    Providenciar Boletim de Ocorrência da autoridade competente em casos de óbito e acidentes de maior gravidade.

    Entre em contato com nossa central de atendimento de segunda a sexta-feira – das 08:30 H às 18:30 H sem fechar ao meio dia..

 

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Comunique seu sinistro agora!

Selecione abaixo a sua seguradora, para comunicar o sinistro:

Bradesco
0800 727 9966


Mapfre
0800 775 4545


Nobre Seguradora
0800 163 020

Liberty Seguros
0800 726 1981


HDI
0800 722 7149


Marítima
0800 77 19719

sulamerica
0800 725 5901


Porto Seguro
0800 7272 766


logosite
0800 729 1400

 

Caso a sua seguradora não seja nenhuma das acima, entre em contato direto com a central de atendimento ao cliente da Pratti Corretora de Seguros

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Fone: (55) 3317-1910  |  3217-9416

WhatsApp +55 55 81430082